Quantidade de Páginas visitadas

PROFUNCIONÁRIO – É um programa federal implantado no Paraná em 2006, que oferece cursos técnicos de nível médio que duram cerca de dois anos e conta com os cursos de Biblioteconomia, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar e Infra-estrutura Escolar.
A carga horária total é de 1260 horas, sendo composto por 16 módulos divididos em 2 eixos, um de formação pedagógica e outro de formação específica, acrescido de Prática Profissional Supervisionada. Esta prática de estágio é realizada na escola de lotação, bem como em diversas instituições de acordo com o conteúdo de cada módulo.
Todo este trabalho é planejado, monitorado e avaliado pelos professores tutores das turmas nos momentos presenciais e a distância.

O Colégio Costa Viana como descentralização do Col. E. Jorge Andriguetto –F. Rio Grande, formou em 2010 uma turma de Secretaria Escolar e no final de 2011 outras 2 turmas concluirão o curso, formando assim, mais 56 educadores não docentes.

O objetivo deste programa é profissionalizar os funcionários e possibilitar o diálogo com os outros segmentos da escola, com foco na Gestão Democrática. O curso incentiva uma participação mais ativa dos funcionários nos conselhos escolares e outros órgãos escolares de gestão. Além disso, o Profuncionário vale para evolução na carreira através do plano de cargos e salários, instituído pelo governo em setembro de 2008, como parte da política de valorização dos profissionais da educação pública do estado.

O programa é mantido pela Seed e coordenado pelo Departamento de Educação e Trabalho – DET e possui, entre cursistas já formados e em formação mais de 10 mil profissionais da educação. 















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito